Lançamento Nacional DVD PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá - rio-de-janeiro - RJ
 
Página Inicial   |   O que é Feest?   |  Contato   |   + Adicionar Eventos
Feest
Descubra Festas e Eventos na sua área!
55 Pessoas Female 27 Male 28

Lançamento Nacional DVD PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá

  Join


Data: Quarta, 08 de maio de 2013 18h00
Cidade: Rio-De-Janeiro
Local: Arquivo Nacional




|||||||| ARQUIVO NACIONAL [RJ] | ENTRADA FRANCA | QUA, 8.MAI.13 ||||||||



Co-produzido pela ATOS Central de Imagens e a Associação Cultural Eu Sou Angoleiro, a Acesa, ambas sediadas em Belo Horizonte, o documentário será lançado na quarta-feira, 8 de maio, no auditório do Arquivo Nacional ?parceiro estratégico no desenvolvimento do projeto, responsável pela cessão de um precioso material iconográfico, originário do seu acervo, de inestimável valor histórico. O evento, gratuito, contará com a participação dos Mestres Manoel (Grupo Ypiranga de Pastinha, comunidade da Maré), João Angoleiro (da Acesa), integrantes da Roda Livre, de Duque de Caxias, além de parceiros institucionais do projeto, como o músico Gilberto Gil, autor de uma das trilhas sonoras do filme.



A exibição no Rio de Janeiro marca a estreia nacional e o lançamento em DVD do documentário, visto publicamente uma única vez até o momento, como um dos selecionados do festival etnográfico Fórum Doc, de Belo Horizonte, um dos mais prestigiados do gênero no país. O evento de lançamento nacional do DVD no Arquivo Nacional está sendo patrocinado pelo Edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura.



PRÉVIA DO FILME NA COMUNIDADE DA MARÉ

Para ampliar, e democratizar o acesso ao conteúdo cultural do filme, ele será exibido também no dia 07, terça-feira, as 19h, no Centro de Cultura Popular Ypiranga de Pastinha, trabalho sociocultural realizado sob a coordenação de Mestre Manoel, um dos protagonistas do filme PAZ NO MUNDO CAMARÁ.

[Rua Capitão Carlos, nº 260, Morro do Timbau, Bom Sucesso, entrada próximo à passarela 7, da Av. Brasil]





SOBRE A CAPOEIRA ANGOLA

Um dos elementos mais influentes e marcantes na constituição da identidade nacional brasileira, a capoeira ganha uma leitura histórica abrangente e inédita, fruto de três anos de registros audiovisuais em cinco estados e 58 locações do país.



Com direção de Carem Abreu, o documentário ?PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá? recompõe a mudança de status da capoeira no Brasil, da marginalidade à condição de Patrimônio Cultural.



Símbolo dos movimentos de luta e resistência do povo negro trazido ao Brasil pela diáspora africana, a prática da Capoeira Angola remonta ao século 16, no contexto da luta e da resistência ao regime escravagista.



A disseminação da capoeira só se daria, no entanto, três séculos mais tarde, após a abolição da escravatura, quando passa a ser percebida como atividade da ?maladragem? e tratada como problema social e ?caso de polícia?.



SOBRE O DVD PAZ NO MUNDO CAMARÁ

Entre 2008 e 2010, ?PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá? colheu depoimentos de praticantes e estudiosos na Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e no Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Ao todo, cerca de 50 pessoas foram entrevistadas, entre mestres da Capoeira Angola e de manifestações culturais de matriz africana, artistas e pesquisadores do universo capoeirístico.



A versão de 54 minutos que será exibida no Arquivo Nacional integra uma série composta pelo curta-metragem de mesmo nome, de 19 minutos (em exibição no Canal Brasil desde 2011) e por um segundo curta, com duração de 3 minutos, que registra os bastidores de uma oficina audiovisual oferecida a jovens capoeiristas durante o processo de entrevistas.



?PAZ NO MUNDO CAMARÁ? foi produzido com os recursos do Prêmio Capoeira Viva (2007) e do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (2008). O projeto foi finalizado a partir da sua seleção pelo edital de 2011 do Centro Técnico do Audiovisual, o CTAV, com a mixagem de som em Dolby Stereo 2.0 e 5.1. O documentário foi também um dos seis finalistas da Região Sudeste ao Prêmio Afro 2011, da Fundação Palmares e Ministério da Cultura, na categoria Artes Visuais.



O arco institucional do projeto envolve apoios da Casa Civil da Presidência da República, Arquivo Nacional, Universidades FUMEC, Instituto Carybé, Fundação Palmares, IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico da Bahia e Museu do Folclore.





SERVIÇO



O QUÊ: Lançamento do documentário PAZ NO MUNDO CAMARÁ: A Capoeira Angola e a Volta que o Mundo Dá (2012, 54 min). Direção: Carem Abreu.



QUANDO: quarta-feira, 8 de maio, das 18h às 21h.



ONDE: Arquivo Nacional - Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro. Info: 21 2179-1228.



QUANTO: Entrada franca.





PROGRAMAÇÃO:



18h - Abertura da exposição fotográfica com registros das gravações pelo Brasil e projeção de imagens históricas obtidas no acervo do Arquivo Nacional.



18h45 - Apresentação do filme, com a participação dos mestres João Angoleiro (Acesa/MG) e Manoel (Ypiranga de Pastinha/RJ).



19h - Exibição do filme.



20h - Roda de Conversa: bate-papo da diretora e dos mestres com a plateia.



20h30 - Confraternização.





PARA SABER MAIS



TRAILER: www.youtube.com/watch?v=rZVX2Qh4nFM



FACEBOOK: www.facebook.com/groups/paznomundocamara



TWITTER: #paznomundocamara



BLOG: http://paznomundocamara.blogspot.com.br